Viajantes ocasionais – Estratégias para acumular pontos

13
Viajantes ocasionais - Estratégias para acumular pontos

Nem todo mundo tem a sorte de poder viajar frequentemente: uns porque o trabalho não permite, e outros porque não têm dinheiro para isso. Ainda assim, com a estratégia certa, essas pessoas podem se beneficiar das vantagens dos programas de milhagens. Para esses viajantes ocasionais, eu recomendo três estratégias para acumular pontos que podem aumentar em muito as chances de emitir uma passagem prêmio.

Antes de mais nada, é necessário se inscrever em um programa de milhagem. Para viajantes ocasionais, não resta a menor dúvida: o ideal é se inscrever em todos os programas brasileiros, ou seja, TudoAzul, LATAM Pass e Smiles. Não há qualquer custo para isso.

Cartão de Crédito

A primeira estratégia para acumular pontos é ter um bom cartão de crédito. Hoje em dia, a maioria dos cartões de crédito têm parcerias com os programas de milhagem. Quando você paga a fatura do seu cartão, isso gera pontos nesse cartão que podem ser transferidos para a sua conta no programa de milhagem se transformando em pontos ou milhas.

Essas milhas podem ser utilizadas para emitir uma passagem “de graça”. Procure saber quais as companhias aéreas têm convênio com o seu cartão de crédito e acompanhe o seu número de pontos mensalmente.

O ideal é efetuar todas as despesas no cartão de crédito. Para vocês terem uma ideia, até o pãozinho da padaria eu compro com cartão. Para quem não tem uma renda alta, eu recomendo concentrar todos os gastos em um único cartão. Assim, você vai acumular mais pontos de modo mais rápido. Diluindo os gastos em cartões diferentes implica que você terá uma quantidade menor de pontos em cada cartão, o que não é bom.

Frequentemente os cartões de crédito e os programas de milhas fazem promoções, oferecendo percentuais de bônus sobre os pontos transferidos. Não raro, é possível conseguir bônus que chegam a 100% sobre a quantidade de pontos transferida.

Você é daqueles que viaja majoritariamente dentro do Brasil, talvez valha a pena considerar o cartão do crédito do Itaú Pão de Açúcar. Clique aqui e aqui para saber o porquê.

Converta Compras do Dia-a-Dia em Pontos

As compras do dia-a-dia são um importante aliado para o acúmulo de pontos. Portanto, procure sempre comprar em lojas que têm parceria com o seu programa de pontos ou milhas. Com isso, além de ganhar os pontos do cartão de crédito, você irá também acumular pontos extras diretamente no seu programa de fidelização.

A Livelo, por exemplo, possui uma gama de parcerias em diferentes segmentos. Supermercado, medicamentos, perfumaria, roupas e artigos esportivos são alguns exemplos de áreas que você consegue comprar online. Além da pontuação básica, existem as promoções de compras bonificadas onde as lojas oferecem pontos extras por curtos períodos de tempo.

Planejamento e disciplina são fundamentais para se tirar proveito destas oportunidades, pois é preciso seguir monitorando os sites para saber quando há promoções. Porém, basta seguir o Pontos e Viagens diariamente e você saberá quais promoções estão acontecendo no momento e se valem a pena ou não.

Clubes de Pontos

A segunda estratégia é se associar a um clube de pontos, de preferência dois. Mas não deixe de analisar as implicações financeiras disso! Veja qual dos planos se encaixa no seu orçamento.

Os clubes de pontos têm duas vantagens: a primeira é que mensalmente você acumula pontos pagando a mensalidade, ou seja – os clubes de pontos são um modo indireto de comprar as milhas.

Em segundo lugar, quando os programas de milhagem fazem promoções, os clientes associados aos clubes têm mais vantagens – ou o bônus na transferência dos pontos é maior, ou o valor do resgate das passagens é menor, ou até mesmo, é concedido acesso antecipado às promoções, como o Smiles faz.

Conheça os Parceiros da Sua Empresa Aérea

E, por fim, quando você viajar, ainda que a companhia aérea não seja a mesma do seu programa de milhagem, veja se ela é parceira e, na reserva ou no check-in, coloque o seu número de passageiro frequente.

Por exemplo, ao comprar uma passagem na Air France, inclua o seu número Smiles. Voando na British Airways, inclua o seu número do LATAM Pass. Voando pela United, credite os pontos no TudoAzul.

Algumas Palavras

Espero que essas sugestões sejam úteis para você montar as suas estratégias para acumular pontos e poder viajar com bilhetes prêmio num futuro não tão distante.

Alguém tem outras estratégias para sugerir pros leitores?


Atualização: Este post foi originalmente publicado em abril de 2017. Mas dada a sua relevância e importância para os nossos leitores ele foi revisado em junho de 2020.