Voos Gol alterados ou cancelados? Utilize a ferramenta online de reacomodação

12
Gol Rotas

Desde o início da pandemia diversas companhias aéreas têm flexibilizado as tratativas com seus clientes em relação a cancelamentos e remarcações de voos a fim de evitar que eles solicitem reembolsos. Obviamente, num momento crítico como esse, é muito importante reduzir impactos no caixa da companhia. No Brasil a Gol tem sido bastante flexível com seus passageiros no que diz respeito a reacomodação em voos cancelados

Em maio, me lembro que permitiam que os clientes alterassem os bilhetes aéreos sem custos, mesmo que a companhia não tivesse modificado ou cancelado absolutamente nada. Através da página Gol e Coronavírus é possível visualizar as atuais opções de alteração e cancelamento de bilhetes por parte do cliente. Mas e quando essas alterações vêm da companhia aérea?

A Gol criou uma ferramenta bastante útil onde você insere o localizador dos voos alterados / cancelados e opta por remarcar ou cancelar, sendo esta última opção dividida da seguinte maneira:

Voos de 19-mar-20 à 31-dez-20 (período de voos impactado pela pandemia)
Optando pelo cancelamento, o valor total pago será mantido como crédito em sua reserva para utilização em novo voo até 18 meses a contar de hoje.
Se desejar, pode solicitar o reembolso desse valor em nossa Central de Relacionamento com o cliente. O prazo para a devolução do valor é de até 12 meses.

Voos a partir de 01-jan-21
Optando pelo cancelamento, o valor total pago será mantido como crédito em sua reserva para utilização em novo voo até 12 meses a contar da data de criação da reserva/ data da compra original.
Se desejar, pode solicitar o reembolso desse valor em nossa Central de Relacionamento com o cliente. O prazo para a devolução do valor é até 07 dias corridos a contar da data de solicitação.

Remarque voos gratuitamente com a Gol
Remarque voos gratuitamente com a Gol

Através da Resolução 400/2016, quando existem alterações de horários pela companhia aérea superiores a 30 minutos para voos domésticos e 1h para voos internacionais, a mesma deve oferecer reembolso ou reacomodação. Até aí, não existe novidade alguma não é mesmo? Mas veja o que a Gol está oferecendo:

  1. A alteração de origem e destino é permitida mantendo-se a característica da viagem (Doméstica ou Internacional);
  2. A remarcação é permitida uma única vez com isenção de taxas.

A grande oportunidade é que a Gol está permitindo além da remarcação sem limitações de datas, a reitineração gratuitamente.

Para aproveitar, você deve inserir os dados do seu bilhete que sofreu alterações pela Gol, da seguinte maneira:

Consulta de voo alterado - Gol
Consulta de voo alterado – Gol

Após preenchimento do formulário, será exibido os voos de seu bilhete e quais deles estão cancelados (ícone do avião com um círculo vermelho).

Resultado da consulta de voo alterado - Gol
Resultado da consulta de voo alterado – Gol

Selecione alterar voo e na tela seguinte altere as datas, origem e destino para os de sua preferência.

Busca por voos alternativos - Gol
Busca por voos alternativos – Gol

Caso existam voos, os mesmos serão disponibilizados para escolha. Após confirmar a alteração não será possível reverter, portanto somente confirme se realmente tiver certeza que não deseja alterar mais o seu bilhete.

Para facilitar a encontrar datas para seu novo voo a Gol criou uma página onde lista-se todos os voos atualmente em operação para o aeroporto que você selecionar, tanto para chegadas quanto partidas, basta clicar aqui.

Resultado de consulta de alteração de voos - Gol
Resultado de consulta de alteração de voos – Gol

Uma curiosidade é que nas primeiras páginas informam que bilhetes emitidos através do Smiles não podem ser alterados através desta ferramenta, porém todos os printscreen deste artigo foram feitos utilizando um localizador gerado através do Smiles. A única limitação que percebi foi a de não permitir a reitineração, ou seja, troca de origem e destino.

Algumas Palavras

Se você teve um bilhete alterado pela Gol, seja cancelamento ou alteração de horário, aproveite estes benefícios que a companhia está oferecendo. Eu tive dois voos alterados onde pude remarcar tanto a origem como o destino para locais mais concorridos, sem custos extras.

Na minha opinião, em questão de flexibilização, a Gol tem sido a melhor companhia aérea nacional. E vocês, o que acham?