Voos Latam Airlines deixaram de acumular tier points na British Airways ou pontos elite na Iberia

4
Voos Latam Airlines deixaram de acumular tier points na British Airways ou pontos elite na Iberia

Como eu publiquei neste post, a Latam Airlines deixou a Oneworld no dia 1° de maio de 2020. Anteriormente à data da saída, a empresa informou que não tinha planos de ingressar na aliança SkyTeam e que manteria as suas parcerias atuais, permitindo assim, aos seus clientes acumular e usar pontos nestas empresas.

Parceiras Latam Airlines

No que diz respeito às parcerias, o grupo Latam Airlines efetivamente manteve os acordos que tinha com todas as empresas que fazem parte da Oneworld, com exceção da American Airlines (claro) e Royal Air Maroc. Confira abaixo:

Alaska Airlines Lufthansa
Austrian Airlines Malaysia Airlines
British Airways Qantas
Cathay Pacific Qatar Airways
Delta Air Lines Royal Jordanian
Finnair S7 Airlines
Iberia SriLankan Airlines
Japan Airlines Swiss Air Lines

Como parte das parcerias, os clientes Latam podem acumular pontos e (em tese) emitir bilhetes prêmios em todas as empresas parceiras. Eu digo  “em tese”, pois a disponibilidade de lugares nas empresas parceiras é quase zero e só pode ser reservado por telefone. Mas, isso é assunto para um outro post.

Acumulando Tier Points na British Airways e Pontos Elites na Iberia

De acordo com o site da Latam Airlines, os seus clientes poderão acumular pontos qualificáveis nas empresas parceiras que podem ser usados para subir de categoria no Latam Pass.

Quando eu publiquei o artigo sobre a saída da Latam da Oneworld, eu escrevi o seguinte:

“Eu torço para que tenhamos a mesma reciprocidade com empresas como a British Airways e Iberia, por exemplo. Seria ótimo poder continuar voando Latam e, além dos Avios, poder acumular tier points e pontos elite que servem para qualificação de status no Executive Club e Iberia Plus, respectivamente.”

Infelizmente, como eu imaginava, isso não se concretizou. Tanto a British Airways, quanto a Iberia atualizaram as suas páginas e deixaram claro que seus clientes só podem acumular Avios em voos Latam. Os tier points e pontos elites não serão concedidos.

Confira, por exemplo, o que aparece no site do Executive Club da British Airways quando eu simulo quantos Avios e Tier Points eu acumularia em um voo Latam entre Londres e São Paulo:

Algumas Palavras

É uma pena que os clientes não possam acumular tier points ou pontos elite nos voos do grupo Latam Airlines. Isso provavelmente irá dissuadir passageiros frequentes de usarem a Latam em suas viagens de negócios ou lazer.

Para Saber Mais

Aqui e aqui você acessa as páginas da British Airways e Iberia, respectivamente, para maiores informações.

Neste link você acessa página da Latam Airlines.